logo
Copyright Qode Interactive 2016
 

Patente

Registro de invenção ou aprimoramentos

O registro de patente deve ser solicitado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e sua finalidade é dar proteção e exclusividade de uso de um invento ou de um aprimoramento feito a algo já existente no mercado. Pode requerer esse registro pessoa física ou jurídica, desde que seja o inventor. O registro de patente tem validade em todo o Brasil e sua vigência varia de acordo com o processo solicitado.

 

Correndo normalmente, um processo de patente demora pelo menos sete anos para ser concluído e durante todo esse tempo deve ser feito o acompanhamento semanal do processo através da leitura da Revista da Propriedade Industrial (RPI). Antes de iniciar o pedido de registro deve ser analisado se o invento não recai nas proibições legais. Nosso Agente da Propriedade Industrial está sempre a disposição para esclarecer questões técnicas sobre patentes.

 

É importante constar que após o segundo ano em que o processo estiver depositado o requerente deve obrigatoriamente efetuar pagamento de anuidades ao INPI, sob pena de arquivamento do processo.

 

A República das Marcas trabalha com software específico para serviços de Propriedade Industrial o que oferece ao seus clientes maior segurança e precisão no acompanhamento de seus processos. Além da assessoria administrativa possuímos assessoria jurídica que só será contratada se necessário, o que resulta em serviços de valores acessíveis e previamente informados aos clientes. Qualidade, preço justo e transparência são sinônimos de nossos serviços.